O SIMTRI deseja a todos uma Feliz Páscoa

E que mesmo distantes possamos celebrar e compreender o real significado da data

 

A Páscoa é uma das comemorações mais importantes das culturas ocidentais e significa a renovação e a esperança. Na liturgia cristã, a Páscoa representa a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Ela é considerada uma das mais importantes datas comemorativas que simboliza uma nova vida e nova era.

Os cristãos acreditam que esse acontecimento consolidou o propósito de Deus de salvar os humanos. Para redimi-los dos seus pecados, Ele enviou seu próprio filho para que pudesse sacrificar-se no lugar da humanidade. Isso porque, na concepção cristã, aquele que peca, peca contra Deus, e a consequência de seu pecado é a morte. Assim, para redimir o erro dos homens, era necessário que alguém sofresse, e esse alguém foi Jesus de Nazaré.

No entanto, como muitos pensam, a comemoração da Páscoa não deriva do cristianismo, uma vez que remonta a civilizações antigas. Os antigos povos pagãos (celtas, fenícios, egípcios, etc.) festejavam a chegada da primavera e o fim do inverno. Naquele contexto, essa celebração simbolizava a sobrevivência da espécie humana, pela fartura das colheitas. Também eram comuns os cultos pagãos da deusa da fertilidade, da mitologia nórdica. Acredita-se que o coelho e os ovos coloridos surgiram daí, uma vez que são símbolos de renovação da deusa.

Independente da simbologia e do significado que a data tenha para cada pessoa, em 2020 viveremos uma Pascoa de uma forma totalmente diferente do que já vivemos e vivemos. Não poderemos nos reunir ao redor de uma grande mesa e trocar abraços com nossos familiares, como sempre fizemos em comemorações anteriores. Nunca a renovação e a esperança foram tão necessárias para cada um de nós.

Teremos que nos contentar com poucos lugares ocupados na mesa e rostos que amamos apenas nas telas dos celulares. Até a compra dos ovos de chocolate e toda a preparação para o fim de semana festivo será bem diferente este ano. Este momento nos convida a sermos mais críticos de nosso consumismo, porque não poderemos ter tudo aquilo com que nos acostumamos, assim como sempre foi a Páscoa para muitos e muitas, menos abastados.

Talvez seja por isso, que depois de muito tempo, possamos viver a Páscoa como aquilo que ela realmente significa, um momento de reflexão, solidariedade, amor é fé no futuro.

O SIMTRI deseja a todos uma Feliz Páscoa e que em breve possamos nos reunir com aqueles que amamos para celebrar a nossa sobrevivência e a nossa renovação.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + 16 =