Um Dia do Professor bem diferente

Hoje, celebramos mais um Dia do Professor… No entanto, nunca imaginamos comemorar esta data com as salas de aula vazias, alunos em casa, professores ensinando através de telas de celular e computador, sem abraços, sem contato físico, sem entrega de presentes e lembranças aqueles que são responsáveis pela transferência de saber.

 

Qual é a importância de celebrar o Dia dos Professores em tempos de pandemia? Ele é o profissional responsável por compartilhar conhecimento, guiar e caminhar ao lado dos futuros médicos, dentistas, biólogos, físicos, advogados e professores do nosso país.

 

E este é um cenário novo para todos e os professores precisaram se reinventar para realizar seu trabalho de formação de crianças e jovens, futuros cidadãos atuantes na sociedade. Apesar de estarem longe do ambiente escolar, ensinar não se restringe a um espaço físico, pois ela ultrapassa os limites institucionais.

 

O professor é aquele que faz a mediação entre o conhecimento e o aluno, que orienta o caminho, ajuda e auxilia na construção do saber e das habilidades essenciais para a vida profissional e também pessoal.

 

Eles estão realizando seu trabalho virtualmente e superando desafios para que isso ocorra. Não é uma prática comum no dia a dia como educador, pois sempre tiveram a presença dos estudantes em sala de aula para ensinar. Todos estão aprendendo juntos.  Os profissionais da Educação têm se esforçado e enfrentado dificuldades para garantir a aprendizagem em um momento tão delicado e incerto.

 

A pandemia tem impactado a sociedade, que não será mais a mesma. Vários aspectos se transformaram, inclusive a Educação, que deverá ser ressignificada após esse período, e o papel do professor é bastante relevante nesse processo.

 

A educação será ainda mais importante para lidar com os desafios futuros, e o professor será um dos principiais responsáveis pela construção do novo modelo de Educação e relação com os estudantes. Sem professores, não há educação, pois são eles que colocam em prática o processo de ensino e aprendizagem, têm contato direto com os alunos e acompanham de perto seu desenvolvimento e sua formação.

 

Por isso, nesta data o SIMTRI não só parabeniza, mas também agradece a todos os professores pelo trabalho que estão desempenhando durante o ano de 2020.

 

Parabéns e muito obrigado, a todos os professores que atuam no município de Triunfo, sejam da rede municipal, estadual ou particular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − 9 =