Triunfo comemora 188 anos de municipalização

Triunfo possui muita história para contar. Terra do general Bento Gonçalves, do dramaturgo Qorpo Santo e da atriz Iracema de Alencar, é o local onde se encontra enterrado o fundador da cidade de Porto Alegre, Jerônimo de Ornelas.

Habitada, antes da colonização, pelos índios Patos, também sofreu incursões de outras tribos indígenas como os Minuanos, Charruas e Tapes e foi cenário das mais importantes batalhas da Revolução Farroupilha, como a Batalha do Fanfa.

Economicamente, o município chegou a ser a maior bacia leiteira do Estado, abrigando uma das unidades da Lacesa Laticínios e Cereais, na localidade de Porto Batista, nas décadas e 70 e 80. Atualmente apresenta o maior PIB per capita do Rio Grande do Sul, devido ao Pólo Petroquímico.

Triunfo começou como um povoado, fundado em 11 de março de 1754, no mesmo ano foi requerida a criação da Capela do Senhor Bom Jesus do Triunfo. Passou à condição de município pelo Decreto da Regência em nome do Imperador Dom Pedro II, em 25 de outubro de 1831.

Em 2019 Triunfo completou 274 de existência e hoje, no dia 25 de outubro comemora seus 188 anos de municipalização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 2 =