I SEMINÁRIO INTEGRATIVO DE TRIUNFO

O SIMTRI vem por meio deste convidar a todos para participar do I Seminário Integrativo de Triunfo, dia 12 de abril, às 19h, na Câmara de Vereadores de Triunfo, proposto por Carlos  Ramos, Fabiane Rizzardo e Gabriel Leite.

Mais informações abaixo:

 

 Contextos Clínicos e Psicossociais de um Corpo

 O I Seminário Integrativo de Triunfo, afirma-se em um viés coletivo e de movimento agregador. Todo e qualquer partilhante torna-se proponente na medida que a construção dos saberes se dá juntamente ao ato integrativo que o mesmo o propõe, respeitando o estágio de evolução de cada um e tomando a iniciativa das ideias. Contudo, um dos objetivos deste seminário é articular melhorias nas relações de realidade para com a pesquisa acadêmica, além da promoção do autoquestionamento e do manejo da nossa subjetividade.

 

Discussão

 Olhando para o “animal homem”, corpo entre corpos, notamos que está doente, sua cultura e seu solo lhe contamina, mas doente de quê? Pois bem, doente de si mesmo, entretanto, vive, pensa e institui valores sobre si mesmo. Nega o corpo! Nega a vida! Nega afetos e instintos, ou pior, exala entorpecimento e ignorância.

O que fazer? devemos encontrar novos modos de vida então. Pensarmos nosso ser sem deixar nada de fora, sem recusa. Mas e corpo? Ele está comigo? Sim! De agora em diante, precisamos de um corpo e precisamos assumir essa posição com urgência, pois ele está morrendo em via!

 

Carlos Ramos – Psicanalista e Estudante de Antropologia

O CORPO SIMBÓLICO

Conforme as teorizações de Freud e Lacan, o convidado articula seus saberes em torno da cadeia de conceitualizações da psicanálise para debater sobre a constituição de um corpo que é apreendido pelo sujeito em sua ordem psíquica e não somente biológica. Afinal, é o mundo das palavras que cria o mundo das coisas. Sendo assim, a palavra ressoa no corpo, corpo esse que é palco de palavras e que conta histórias.

 

Gabriel Leite – Filósofo e Estudante de Filosofia Clínica

O QUE PODE O CORPO?

O convidado aplica-se ao debate sobre o Corpo, baseando-se na História da Filosofia e em modelos complexos trazidos pela Esquizoanálise. Aqui o ‘Corpo’ ganha lugar de destaque referente ao entendimento psíquico, tendo em vista uma análise da materialidade desse Corpo e de suas potencialidades.

 

Fabiane Rizzardo – Historiadora

ARQUEOLOGIA DE UM CORPO

A palestrante pretende refletir sobre algumas das somatizações que nos acometem, as quais evidenciam a necessidade de se escutar o corpo e de se olhar para o coletivo. A autora partirá da sua experiência para tecer as reflexões. Aspectos que permeiam a História e a Antropologia serão privilegiados em sua fala, bem como discussões caras à psicanálise.

One thought on “I SEMINÁRIO INTEGRATIVO DE TRIUNFO

  • 16 de março de 2022 em 12:50
    Permalink

    É muito interessante sabermos e conhecermos mais a nós mesmos e nossos corpos para saber melhor como parar esse adoecimento, temos que intender como nossos corpos funcionam e o que eles desejam, fato que me intriga bastante.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

doze − quatro =