07 DE SETEMBRO DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

 

 

Nesse dia 7, o Brasil comemora o Bicentenário da Independência. A data tem motivado comemorações diversas pelo país e convida os brasileiros à reflexão sobre o desenvolvimento da nação.

Por um lado, o momento é de exaltar conquistas e avanços alcançados ao longo desses dois séculos. De outro, reforça a necessidade da construção permanente do Brasil como nação autônoma e soberana.

O Bicentenário da Independência é ocasião que merece ser lembrada e celebrada por todos os cidadãos. O 7 de Setembro representa uma das páginas mais emblemáticas da nossa história: aquela que estabeleceu o marco inaugural de uma nação que aspirava tomar as rédeas do seu destino e guiá-la, pelas próprias mãos, com inalienável soberania.

Contudo, não se pede perder de vista a avaliação crítica necessária para que as instituições públicas, as autoridades e o povo brasileiro permaneçam trabalhando em prol do desenvolvimento.

Dois séculos depois, somos um país distante daquele, em vários aspectos. Mas vivemos ainda atravessados por profundas desigualdades sociais e a manutenção de nossa jovem democracia tem exigido de nós permanente vigilância. O Bicentenário da Independência se revela, assim, uma oportunidade privilegiada de lançarmos um olhar reflexivo para nossa história, para um necessário diálogo com o nosso passado, que tanto pode nos ensinar.

Nesse contexto, o SIMTRI se coloca como entidade representativa de servidores públicos em constantes batalhas para melhorar a vida de nossos servidores e, também, como entidade engajada na luta para diminuir cada vez mais as desigualdades sociais existentes em nosso amado país.

 

LUIS SILVIO LORENSI

Presidente

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três × 5 =