SIMTRI cumprimenta todos os professores por seu dia!

O Dia do Professor é sempre lembrado com carinho, uma vez que ele é o profissional responsável por compartilhar conhecimento, guiar e caminhar ao lado dos futuros médicos, dentistas, biólogos, físicos, advogados e professores do nosso país.

Origem do Dia dos Professores

No dia 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil (do qual chamou “Escola de Primeiras Letras”), e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau. O decreto também continha o salário dos professores, as matérias básicas e até como os professores deveriam ser contratados.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor. Tudo começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para comemorar esta data, e também traçar novos rumos para o próximo ano.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.

“Ensinar com amor. Falar com clareza. Ouvir com paciência. Repetir com entusiasmo cada ensinamento quantas vezes for preciso. Ter carisma e bom humor, fazer o aluno se sentir especial. Assim é um bom professor”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

treze − doze =