SIMTRI abre as portas para curso preparatório do Enem

Ofertado pela Prefeitura Municipal de Triunfo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, teve início em agosto o projeto preparatório para o Exame Nacional do Ensino do Médio (Enem) na sede administrativa do Sindicato dos Servidores Municipais de Triunfo (SIMTRI).

Aula Inaugural – Crédito: Departamento Municipal de Comunicação

A aula inaugural aconteceu no dia 08 de agosto e contou com a presença do prefeito Murilo Machado; da secretária de Educação, Roseli Pereira Machado, que também faz parte do Conselho Fiscal do SIMTRI; do presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Pinheiro; do vereador e tesoureiro do Sindicato, Jairo Almeida; do presidente do SIMTRI, Carlos Diovane Castro; de diretores e professores da rede municipal, além e estudantes da rede pública.

O projeto visa auxiliar os estudantes, prioritariamente da rede pública municipal e estadual, com aulas preparatórias para o exame, que acontece nos dias 03 e 10 de novembro. Pela primeira vez, o curso abrange também alunos interior. As aulas acontecem das 13h às 17h, sempre às terças e quintas na sede do SIMTRI e às segundas e sextas, na escola Liberato Salzano Vieira da Cunha, na Boa Vista. O curso é gratuito e aberto aos alunos do 3º ano do Ensino Médio da rede pública municipal e estadual.

Segundo o professor Telminho Borba, coordenador do projeto, a ideia é ampliar as aulas nos próximos anos, também para alunos que já tenham concluído o Ensino Médio. Outro objetivo é promover no decorrer do curso aulas pontuais de história e conhecimentos gerais, com dicas que possam ajudar na hora da prova.

O projeto conta em 2019 com aproximadamente 90 alunos inscritos, sendo 58 na unidade do centro e 31 na unidade da Boa Vista. Para lecionar as disciplinas de matemática, português, física e química, foram convidados os professores Dorval Antônio Dias “Nico”, Ivonir Inácio Coimbra, Rochelle Ariza, José Francisco Iracet “Nedo” e Pedro Canísio, este lecionando ciências para a turma da escola Liberato.

Achei excelente a iniciativa e a parceria, entre sindicato, Executivo e Legislativo. É uma obra onde não tem um único autor, são várias pessoas pensando em um futuro melhor para os jovens triunfenses. Destaco também a estrutura do SIMTRI, extremamente acolhedora. Estou quase aposentado e fiquei feliz pelo convite, pois é uma forma de reconhecimento pelo trabalho realizado. Apesar do tempo que é curto, eu e os colegas estamos nos empenhando para que a galera tenha êxito neste desafio que se aproxima”, disse o professor Nico.

Aula de Matemática com o professor Nico – Crédito: Mônica Patrícia Ferreira

Maurício Terres, 17 anos, aluno da Escola Estadual Afonso Machado Coelho, está gostando bastante do curso. Segundo ele, quando se pensa no Enem, não se sabe por onde começar. “Eu me senti perdido… Estou gostando muito do curso, porque ele está nos dando uma direção e tira esse medo que a gente sente do Enem”, disse o estudante.

Para Lívia Rocha Azambuja, aluna da Escola Municipal Farroupilha, também de 17 anos o sentimento não é muito diferente. “O curso é muito legal! Porque aqui temos um reforço sobre as matérias que realmente vão cair na prova. E estudar em grupo é bem mais produtivo”, declarou.

De acordo com o prefeito, para a administração é um desafio atender essa demanda. Murilo incentivou os alunos a dedicarem-se aos estudos. “Durante a caminhada, haverá desgaste e cansaço, mas é preciso existir foco e força de vontade. O esforço de vocês valerá a pena” declarou o gestor.

A secretária de Educação destacou que as aulas abordam os eixos temáticos explorados nas provas do Enem. “Nosso objetivo é atender da melhor maneira possível nossos estudantes, e por isso solicitamos a cedência do espaço do Sindicato que prontamente nos atendeu. Agradecemos imensamente pela acolhida e parceria”, disse Roseli.

A diretoria do SIMTRI, através de seu presidente, declarou que a cedência do espaço foi imediata por entender a importância da educação e também por valorizar o acesso ao ensino superior. Diovane Castro também disse que as portas do sindicato estarão sempre abertas para iniciativas como esta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 14 =