SIMTRI instala sistema de captação de energia solar

A energia solar é uma forma limpa e sem danos a natureza de se gerar energia elétrica e por ser uma fonte de energia renovável baseada no sol, a energia solar tem um grande aproveitamento como fonte de calor e luz sendo uma das mais aproveitáveis e promissoras energias no mundo.

Pensando nisso, a diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais de Triunfo decidiu buscar uma fonte de energia sustentável e limpa, além de reduzir os gastos com energia elétrica nos quatro imóveis da entidade.

Em fevereiro de 2019, um contrato foi firmado entre SIMTRI e Razmann Solar, empresa localizada em Triunfo, para a instalação do sistema de geração de energia solar fotovoltaica no prédio localizado na Rua Adelino Lopes da Silva, nº 714, no bairro Creche.

Caso a energia produzida em um mês seja maior do que o consumo, seu excedente é utilizado por outros pontos ligados à rede e convertido em créditos para a Unidade Consumidora. Esses “créditos de energia” terão um prazo de validade e serão automaticamente usados quando o sistema gerar menos do que o consumo, diminuindo a fatura nos meses seguintes.

Uma outra possibilidade é a de gerar energia num local e consumir em outros de mesma titularidade, desde que na área de atendimento de uma mesma distribuidora — esse é o chamado “autoconsumo remoto”. Por exemplo: uma instalação feita em uma casa de praia terá geração maior que o consumo durante praticamente o ano todo. Esse excedente poderá ser alocado na residência do consumidor, que poderá desfrutar da economia mesmo não consumindo no local onde a energia é gerada.

Desta forma, o sistema começa a funcionar este mês irá gerar energia para os quatro imóveis do SIMTRI, sede campestre (salão de festas e quiosque), sede administrativa e antiga sede, na Rua Coronel Machado Filho, nº 168.

De acordo com a diretoria, o investimento feito com a instalação das placas de captação de energia solar de aproximadamente 78 mil reais, será recuperado em cerca de 25 meses, comparando o valor gasto hoje com energia elétrica.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

8 + cinco =